domingo, 24 de maio de 2015

Projeto - Diversidade Cultural no Brasil

Projeto: Diversidade Cultural no Brasil            

Justificativa: O Brasil esta dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e cada região tem seus costumes, fala, culinária, cultura diferenciada. Ao longo do tempo as salas de aula ficaram cada vez mais miscigenada, isso se deve a migração das pessoas que por alguma razão ou circunstância saíram de suas cidades natais e foram para outra cidade. Como esse fato esta cada vez mais comum, é importante que tanto as crianças da região local como as novas, se socializem umas com as outras e vivam em harmonia, respeitando e cultivando a civilidade entre todas.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Conhecer a diversidade cultural brasileira
Objetivo Especifico:
·         Explorar os costumes de cada região
·         Identificar as particularidades de cada região
·         Refletir sobre a importância de se respeitar o próximo
·         Estimular a criatividade
·         Elaborar uma pequena exposição sobre o tema
Atividades:
·         Pesquisa sobre cada região
·         Seminário
·         Aula expositiva
·         Aulas de culinária
·         Aulas de música
·         Entrevista com pessoas conhecidas
·         Confecção de atividades artesanais para elaboração de uma exposição para escola.
·         Atividades de escrita para disciplinas de geografia e língua portuguesa.
Estratégias
Passo 1:
Para começar o projeto, apresente a classe de forma resumida o tema e divida-os em cinco grupos, cada grupo ficara responsável por pesquisar uma região e apresentar para sala em data a ser agendada. Incentive-os a pesquisar por fontes seguras e informe-os de forma sucinta sobre plágio.
Passo 2:
Ao final de cada apresentação, faça um resumo do que foi apresentado pelo grupo fazendo observações relevantes e coerentes, deixando claro os pontos principais que marcam cada região, sempre valorizando suas diferenças. Para essa etapa utilize Datashow ou projetor para que a aula fique mais dinâmica. Interaja com a classe para que fique claro para eles as informações.
Passo 3:
Elabore com os alunos um pequeno livro de receita contendo no mínimo duas receitas de cada região e de preferência escolha uma de cada para fazer com eles. É preferível que a realização dessa etapa ocorra 1 vez por semana, sendo assim, serão necessárias 5 semanas. Consulte a coordenação da escola ou os pais e verifique se não há nenhum com restrições alimentares.
Passo 4:
Cada região tem um tipo de música diferente. Traga para sala de aula um estilo musical de cada região e proporcione a eles um momento de diversão. Apresente o estilo, a história e se for o caso, a dança. No final dessa aula aplique uma atividade escrita. Sugestão, lacunas onde eles deverão completar com o nome da região e o nome do estilo musical.
Passo 5:
Peça para os alunos, individualmente, entrevistar alguém da família ou parente para saber de onde veio, porque e qual as maiores dificuldades encontradas na migração. De aos alunos liberdade para elaborar o próprio questionário, mas estipule esses três pontos a ser tratado. Dessa forma você introduzira o estudo de campo. Solicite aos pais o envio de materiais e/ou objetos, bem como fotos, dentre outros para elaboração da exposição.
Passo 6:
Na aula de artes, confeccione objetos, pinte quadros, faça atividades artesanais para a elaboração da exposição. Escolha com eles o que será feito para marcar cada região.
Passo 7:
Esse tema é muito rico, por isso trabalhe as diversas linguagens existentes, o conceito de diversidade cultural e aproveite para trabalhar redação. Disciplinas como Língua Portuguesa, Geografia e Artes devem ser aprofundadas nesse projeto.
Passo 8:
Por fim, construa com os alunos uma exposição contendo registro de cada etapa. Cada equipe ficara responsável, sob a supervisão do professor, de montar seu espaço com fotos, objetos, mapa, decoração que desejar.
Avaliação:

A avaliação deverá ser feita de forma escrita nas disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, mas em Artes a participação na elaboração e consumação da exposição é o que deverá servir como critério de avaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário