Projeto: Diversidade Cultural no Brasil
Justificativa: O Brasil esta dividido em cinco
regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e cada região tem seus
costumes, fala, culinária, cultura diferenciada. Ao longo do tempo as salas de
aula ficaram cada vez mais miscigenada, isso se deve a migração das pessoas que
por alguma razão ou circunstância saíram de suas cidades natais e foram para
outra cidade. Como esse fato esta cada vez mais comum, é importante que tanto
as crianças da região local como as novas, se socializem umas com as outras e
vivam em harmonia, respeitando e cultivando a civilidade entre todas.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Conhecer a diversidade cultural
brasileira
Objetivo Especifico:
·
Explorar
os costumes de cada região
·
Identificar
as particularidades de cada região
·
Refletir
sobre a importância de se respeitar o próximo
·
Estimular
a criatividade
·
Elaborar
uma pequena exposição sobre o tema
Atividades:
·
Pesquisa
sobre cada região
·
Seminário
·
Aula
expositiva
·
Aulas
de culinária
·
Aulas
de música
·
Entrevista
com pessoas conhecidas
·
Confecção
de atividades artesanais para elaboração de uma exposição para escola.
·
Atividades
de escrita para disciplinas de geografia e língua portuguesa.
Estratégias
Passo 1:
Para começar o projeto, apresente a
classe de forma resumida o tema e divida-os em cinco grupos, cada grupo ficara
responsável por pesquisar uma região e apresentar para sala em data a ser
agendada. Incentive-os a pesquisar por fontes seguras e informe-os de forma
sucinta sobre plágio.
Passo 2:
Ao final de cada apresentação, faça um
resumo do que foi apresentado pelo grupo fazendo observações relevantes e
coerentes, deixando claro os pontos principais que marcam cada região, sempre
valorizando suas diferenças. Para essa etapa utilize Datashow ou projetor para
que a aula fique mais dinâmica. Interaja com a classe para que fique claro para
eles as informações.
Passo 3:
Elabore com os alunos um pequeno livro
de receita contendo no mínimo duas receitas de cada região e de preferência
escolha uma de cada para fazer com eles. É preferível que a realização dessa
etapa ocorra 1 vez por semana, sendo assim, serão necessárias 5 semanas.
Consulte a coordenação da escola ou os pais e verifique se não há nenhum com
restrições alimentares.
Passo 4:
Cada região tem um tipo de música
diferente. Traga para sala de aula um estilo musical de cada região e
proporcione a eles um momento de diversão. Apresente o estilo, a história e se
for o caso, a dança. No final dessa aula aplique uma atividade escrita.
Sugestão, lacunas onde eles deverão completar com o nome da região e o nome do
estilo musical.
Passo 5:
Peça para os alunos, individualmente,
entrevistar alguém da família ou parente para saber de onde veio, porque e qual
as maiores dificuldades encontradas na migração. De aos alunos liberdade para
elaborar o próprio questionário, mas estipule esses três pontos a ser tratado.
Dessa forma você introduzira o estudo de campo. Solicite aos pais o envio de
materiais e/ou objetos, bem como fotos, dentre outros para elaboração da
exposição.
Passo 6:
Na aula de artes, confeccione objetos,
pinte quadros, faça atividades artesanais para a elaboração da exposição.
Escolha com eles o que será feito para marcar cada região.
Passo 7:
Esse tema é muito rico, por isso
trabalhe as diversas linguagens existentes, o conceito de diversidade cultural
e aproveite para trabalhar redação. Disciplinas como Língua Portuguesa,
Geografia e Artes devem ser aprofundadas nesse projeto.
Passo 8:
Por fim, construa com os alunos uma
exposição contendo registro de cada etapa. Cada equipe ficara responsável, sob
a supervisão do professor, de montar seu espaço com fotos, objetos, mapa,
decoração que desejar.
Avaliação:
A avaliação deverá ser feita de forma
escrita nas disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia, mas em Artes a
participação na elaboração e consumação da exposição é o que deverá servir como
critério de avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário